Seja bem-vindo(a)! Uberlândia, Minas Gerais - 04 de maio de 2024

Siga nossas Redes Sociais

História da Paróquia

TUDO COMEÇOU ASSIM…

“Há mais de 60 anos, mais precisamente, no dia 29 de junho de 1958, o Monsenhor Eduardo Antônio Santos, Vigário da Paróquia de Santa Teresinha, benzeu e assentou a primeira pedra para a construção da Capela de São Pedro, no local onde já havia um Cruzeiro, levantado pelos Missionários Redentoristas no mês de junho de 1957 por ocasião da Semana Eucarística celebrada nesta cidade de Uberlândia-MG (registrado em “Redentoristas de Aparecida do Norte” livro Ata que se encontra no Santuário Nacional de Aparecida do Norte – SP e em Nossos pais nos contaram: História em Uberlândia, livro do nosso saudoso Monsenhor Afonso).

No terreno doado pelo Sr. Joaquim Saraiva, hoje localizado no bairro Saraiva, foram construídos uma “barraquinha” com madeira roliça e folhas de buriti e um pequeno coreto, onde eram realizadas as festas tradicionais de São Pedro.

Ao pé do Cruzeiro, construiu-se um piso de tijolos e cimento, com degraus, que era improvisado como altar e onde, aos domingos, rezava-se o terço. Ali os vicentinos ministravam o catecismo às crianças do bairro e integravam a Comissão encarregada da construção da futura Capela. Inicialmente, neste território, já se realizava trabalhos sociais para a evangelização, com o grupo de jovens “JOC” – Juventude operária cristã – tendo à frente os Reverendíssimos Monsenhor Eduardo e Pe. Durval.

A primeira Comissão teve como participantes os senhores Edésio do Nascimento Lacerda (Presidente), José Passos Damasceno (vice-Presidente) e João Moura Lucas (Secretário). Com a doação de 10.000 tijolos, feita pelo Sr. Luiz Finotti, iniciou-se a construção da pequena capela.

Em 17 de junho de 1961, Mons. Eduardo nomeia a segunda Comissão, constituída dos senhores Leonardo Zago (Presidente), Arlindo Monteiro (Vice-Presidente), Carloto Marques (Secretário) e Joaquim Carlos da Fonseca (Tesoureiro). Concluídas as obras, a Capela foi festivamente inaugurada no dia 29 de junho de 1964.

Desde 29 de junho de 1967, a então capela de São Pedro já guardava o Santíssimo Sacramento. O primeiro batizado foi ali realizado no dia 3 de setembro de 1967, registrado em Livro próprio da Capela, aberto pelo PE. CIRILO AMBROSI, no mesmo dia.

A Paróquia São Pedro foi instalada no dia 28 de junho de 1970, com a presença do Sr. Bispo Auxiliar, Dom Onofre Cândido Rosa, no mesmo local onde já existia a Capela de São Pedro, bairro Saraiva. O primeiro Vigário foi o Pe. Cirilo Ambrosi, responsável pela Capela desde o dia 3 de setembro de 1967 e que tomou posse no dia 28 de junho de 1970.” (Bibliografia: Livros Memórias: Monsenhor Antônio Afonso. – Nossos pais nos contaram: História em Uberlândia, 1818 –1989).