Seja bem-vindo(a)! Uberlândia, Minas Gerais - 18 de maio de 2024

Siga nossas Redes Sociais

Ministério dos Leitores

O Leitor deve ser uma pessoa preparada, que tenha fé, cooperação e amor à Igreja. Participante da Mesa da Palavra e da Mesa da Eucaristia; deve ser o primeiro ouvinte da Palavra proclamada. A própria Palavra já nos diz: “Tornai-vos praticantes da Palavra e não simples ouvintes”(Tg 1,22); “a Palavra do Senhor continua seu caminho e é glorificada” através do ministro (2 Ts 3,1); e “todo aquele que ouve a Palavra de Deus e a põe em prática é mãe e irmão de Jesus”(Lc 8,21).

Portanto, o leitor é um ministro, um servidor da Palavra, um porta-voz de Deus, especificamente na proclamação da palavra nas celebrações litúrgicas. Não fala em nome próprio. É canal de comunicação. Instrumento de ligação. Ponto entre Deus e seu Povo e, através dele, Jesus Cristo que conhece o íntimo e o que passa com cada um, vai ao seu encontro.

Coordenador(a): Flaviane Queiroz e Maria Elizabeth