Seja bem-vindo(a)! Uberlândia, Minas Gerais - 18 de maio de 2024

Siga nossas Redes Sociais

PasCom – Pastoral da Comunicação

Segundo a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, a Pastoral da Comunicação (Pascom), pode ser entendida em diversos sentidos, pois seu campo de ação é ilimitado e são inúmeras as suas possibilidades de atuação.

Trata-se de um conjunto de ações de comunicação realizadas dentro de uma comunidade eclesial. É a pastoral do ser e estar com toda a comunidade.

Os 4 eixos que norteiam a sua ação são: formação, articulação, produção e espiritualidade.

A Pascom é uma das pastorais que podem auxiliar a Igreja em sua importante e complexa missão de manter-se em diálogo com a sociedade.

A Pastoral da comunicação e sua atuação nos diferentes âmbitos (comunidade, paróquia, diocese)

Confira no infográfico abaixo os diferentes âmbitos em que a Pascom pode estruturar-se, conforme as orientações do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, 99.

infografico-pascom-1

infografico-pascom-2

infografico-pascom-3

infografico-pascom-4

infografico-pascom-5

infografico-pascom-6

Os Benefícios de ter a Pastoral da Comunicação

A Pastoral da Comunicação encontra seu sentido pleno, quando de maneira concreta contribui com as demais pastorais e organismos da Igreja, favorecendo assim a visibilidade das ações evangelizadoras da comunidade. É a pastoral do serviço.

Portanto, é essa pastoral que irá contribuir com o fortalecimento das relações comunitárias, gerando unidade entre pastorais, movimentos e organismos.

Para que as demais pastorais tenham suas atividades e necessidades reconhecidas, elas irão contar com o apoio da Pascom que irá dar voz a cada uma dessas ações, tanto dentro quanto fora do ambiente eclesial.

Ela é também um importante canal de comunicação e atração de novos membros para a Comunidade. Seu papel é falar não apenas com aqueles que já estão inseridos na realidade eclesial, quanto também, e principalmente, com aqueles que se encontram afastados ou não possuem uma experiência de fé.

De maneira atrativa e querigmática, a Pascom pode atrair pessoas mais comprometidas com o Evangelho. Que não apenas escutam falar da Boa Nova, mas desejam também se tornar esses evangelizadores, contribuindo para que o Evangelho seja anunciado a todos.

Agência Católica e Pascom, podem caminhar juntas?

Não só podem, como DEVEM. Essas duas frentes de trabalho não são inimigas uma da outra, pelo contrário, são grandes parceiras e quando têm suas atividades aliadas ganham ainda mais força na evangelização.

Por vezes será difícil para a Pascom contar com agentes que tenham conhecimentos mais técnicos e uma vasta experiência nas diversas áreas de atuação na comunicação, justamente por se tratar de uma pastoral de serviço voluntário.

Contudo, uma vez que os agentes pastorais contam com o suporte profissional de uma agência católica, o tempo investido nas ações de evangelização é otimizado e se torna mais estratégico, além de receber a dedicação que talvez antes não seria possível.

Atuando em unidade com a Pascom, a agência poderá contribuir com os agentes apresentando novas estratégias, ferramentas e tecnologias que podem ser utilizadas a favor da evangelização.

Essa parceria também é favorável para que a Pascom possa se dedicar mais à vivência pastoral, podendo estar mais presente na cobertura dos eventos paroquiais, além de conhecer mais de perto as necessidades do dia a dia das demais pastorais e movimentos, e articulando juntos novas soluções para os problemas presentes.

Qual a missão do agente da Pastoral da Comunicação

Compromissado com a Verdade, o agente da Pascom é um comunicador da esperança. Para ele, o que rege a sua missão não é a urgência de realizar um anúncio que pode gerar notícias com conteúdos distorcidos, sem as suas fontes totalmente verificadas, apenas para ter um furo de reportagem.

Sua missão definitivamente não é ser um agente de Fake News, mas antes alguém que zela pelo compromisso com a Verdade.

O Diretório de Comunicação afirma que “não se pode reduzir essa pastoral aos meios de comunicação, pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias. Ela favorece o cultivo do ser humano enquanto pessoa que comunica valores, a partir da Palavra de Deus e da Eucaristia” (Diretório 247).

Coordenador(a): https://pascombrasil.org.br/